quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


Os registros mostram que o uso de máscaras tem origem com povos da antiguidade, Egípcios, Gregos e Romanos. Na historia da Arte encontramos as máscaras funerárias egípcias de Toutankamon e de Agamémnon, as  gregas que foram criadas para o teatro 700 anos A.C. (antes de cristo) e não podemos esquecer que elas não tinham o caráter de decoração ou adorno mas sim uma funcionalidade elas eram usadas em rituais religiosos e muitas vezes se esperavam que elas pudessem ter o poder de afastar maus espíritos, dar proteção, representar também deuses e seres mágicos.  No teatro e no cinema  a sua função é de criar um personagem à pessoa passa a ser o que veste, até hoje os nossos índios assim como alguns povos prevalecem o uso de máscaras em seus rituais
Elas podem ser elaboradas de vários matérias principalmente nos dias de hoje, sendo que os mais comuns são metais, madeiras, couro, tecido, cortiça, gesso, cerâmica, borracha entre outros.
Procurei passar para meus alunos através das aulas desta semana que criar uma máscara de carnaval é uma manifestação artística que tem uma origem. E esta arte que nasceu em um passado distante até hoje prevalece nos dias atuais seja como objeto de adorno, em festas ou rituais e em algumas profissões.
No ensino da Arte é muito importante estabelecer relações entre a vida e as produções dos alunos, procurando a identidade de cada um no que produzem. O aluno precisa se ver no trabalho que faz, em busca de afirmações e convicções que sejam relevantes para ele.








            Usei como recursos em sala de aula apresentações de imagens e fiz ligações na explicação do tema com a realidade atual, as turmas são do 1º ano ao 5º, todos realizaram sua máscara e os 4º anos e 5º anos foram convidados a elaborar uma máscara de carnaval para eles usarem e outra máscara tribal, a criação era livre através da colagem e pintura.
Os alunos criaram estas máscaras depois de conhecer um pouco do uso das máscaras pela
humanidade através de milhares de anos e sua função que até hoje predomina a magia de transformar  quem a usa. Os trabalhos acima foram realizados por alunos dos 4º anos e 5º anos, não deu para publicar todas apenas algumas em que o conceito tribal estava mais presente.

Estas imagens em power point foram apresentadas aos alunos em sala de aula:
































2 comentários: